X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Logotipo The Connect Logotipo The Connect
Logotipo The Connect

DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL

A empresa que agride o meio ambiente, consequentemente, coloca em risco a continuidade da vida humana ou reduz a qualidade desta.

Vanessa Nunes Vanessa Nunes |
DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL
DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL

É possível verificar de forma clarividente que as pequenas empresas, ao se falar em desenvolvimento local integrado e sustentável, estão sendo atraídas a assumirem novos compromissos que vão além daqueles definidos pela ordem econômica centrada no mercado, onde a minimização de custos e a primazia do lucro são os adjetivos únicos.

A definição original da empresa que limita suas obrigações apenas para com governos e acionistas vem-se ampliando e mostrando uma tendência clara de obrigações que representam a promoção do bem-estar da sociedade como um todo. Desta forma, as novas expectativas para o papel das organizações traduzem-se em responsabilidade, que transcendem aos modelos tradicionais de administração, ou seja, além da produtividade, compreendem também aspectos sociais, éticos e ambientais.

O comportamento das empresas, como base da atuação socialmente responsável, dentro das novas expectativas, é o de conduzir suas ações levando em conta aspectos e necessidades de um maior número de agentes, participantes do seu entorno dentre trabalhadores, fornecedores, consumidores, investidores, governos, comunidade e meio ambiente.

Analisando a importância do desenvolvimento local integrado e sustentável e o grau de compromisso das atividades sociais desenvolvidas pelas empresas, percebe-se que nenhuma instituição pública ou privada conseguirá se desenvolver em meio a uma massa de excluídos – não-consumidores, não-públicos, não-cidadãos. Educação, saúde, habitação, nível de empregabilidade, segurança, entre outras, são áreas críticas em nosso país que se contrapõem ao processo de desenvolvimento local integrado e sustentável, atualmente percebido como fator inerente à sobrevivência das diversas organizações da sociedade.

As estratégias para a realização do desenvolvimento local integrado e sustentável são: a conscientização de funcionários com treinamentos de incentivo nas práticas sustentáveis no trabalho, na comunidade e no lar, disseminação dos conceitos de desenvolvimento sustentável na comunidade, identificação dos produtos relacionados aos projetos nos pontos de venda, orientação e incentivo ao cliente a adotarem alternativas de produtos eco sustentáveis.

Os impactos causados na sociedade decorrente do desenvolvimento local integrado e sustentável promovido pelas empresas são vistos no patrimônio natural não passível de mensuração, mas, através dele podemos perceber melhoria na qualidade de vida da população. A empresa que agride o meio ambiente, consequentemente, coloca em risco a continuidade da vida humana ou reduz a qualidade desta; aquela que não propicia condições adequadas de trabalho contribui para a degeneração psicológica e social dos trabalhadores; e aquelas que não adicionam valor à economia local fazem com que a aplicação de recursos governamentais não resulte nos benefícios esperado na região onde estão situadas.

O retorno (feedback) das iniciativas de desenvolvimento local integrado e sustentável são: reconhecimento perante a sociedade como elemento de mudança na qualidade de vida das pessoas, redução de certos impostos fiscais junto ao governo, conquista de certificados, oportunidade de explorar as potencialidades locais e contribuir para elevar as oportunidades sociais elevando os lucros da empresa. Assim os benefícios são sociais, ambientais e econômicos.

Olá, deixe seu comentário para DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL

Enviando Comentário Fechar :/